Numa visão prática é importante para os gestores identificarem em qual abordagem, perspectiva de construção, dimensão e categoria, suas empresas se enquadram, aproveitando estrategicamente suas respectivas forças e reduzir suas fraquezas.
As oportunidades geradas pela explosão da informação e de ferramentas digitais abrangem um grande espectro, desde ampliação até mudança de jogo. A busca por novas ideias e novos modelos de negócios mais ágeis, mais flexíveis e mais produtivos com potencial de escalabilidade e geração de valor definem o novo ambiente empresarial.
Uma abordagem predominante para o aspecto organizacional como um todo e compreender a interação de seus elementos internos de forma a adicionar valor e atender aos postulados mercadológicos que defendem a idéia de que o foco de todo sistema produtivo é o cliente.
Os benefícios decorrentes do processo de consultoria interna, que não estão restritos a uma área específica da organização, mas tem um papel importante nas áreas meio, como atividade de cunho mais intelectual e de apoio à gestão.
Com o ritmo acelerado das mudanças, as empresas também buscam a eficiência e a eficácia através do processo comunicacional efetivo com seus colaboradores. Esta é uma forma construtiva de explorar o empenho, o entusiasmo e as idéias dos seus funcionários.