Trade-off pode ser caracterizado como “incompatibilidade entre dois ou mais critérios, ou seja, as situações em que a otimização de um processo poderá implicar impacto negativo em outro”.
Um trade-off pode aparecer em qualquer segmento de mercado e em qualquer operação, basta existir recursos limitados que surgirá uma escolha que deve ser feita.
A existência de trade-off nos processos de negócios é devida as relações existentes entre os critérios competitivos e as decisões estruturais, táticas e operacionais. Tão importante quanto escolher um critério competitivo é alinhar os recursos da organização para garantir que ele seja exequível. E para alcançar as metas e objetivos traçados, é fundamental que os gestores saibam utilizar os recursos disponíveis, as informações e os métodos.
A realidade atual prega a redução de custos e uma maior flexibilidade e velocidade na operação para atender às exigências e flutuações do mercado. Assume-se o pressuposto que os recursos da empresa são consumidos por suas atividades e não pelos produtos e/ou serviços que ela produz, estes são consequências das atividades necessárias à sua produção ou comercialização.
É necessário investigar se está havendo desperdício de recursos ou a execução de atividades desnecessárias – que aumentam os custos, e promover mudanças, seja alterando o foco de seu serviço ou buscando soluções inovadoras que são capazes de desfazer o conflito.
A moldagem de processos requer decisões e ações estratégicas em função do entendimento de um ambiente competitivo externo cheio de surpresas e mudanças constantes e das capacidades e competências internas que são de considerável complexidade. Por outro lado, modelar processos é uma arte e precisa estar em consonância com as posições e posturas estratégicas definidas.
É importante saber que revisar e redesenhar processos de negócios com uma estratégia vencedora faz parte da arte da gestão, como também de habilidade em gestão de mudança em função do conhecer, conviver e saber tratar as questões do segmento, alinhando suas capacidades e competências com as novas exigências, conhecer o mercado (clientes e concorrentes).
O retorno não é imediato, mas sim mediato através de resultados bem mais qualificados ao longo do tempo.